• Camila Saraiva

Terapia online para brasileiros no exterior: como funciona e por que é tão importante?

Atualizado: 19 de mai.

A psicoterapia online é uma prática que ganhou mais popularidade e veio para ficar com a pandemia. Porém, sempre foi uma alternativa que brasileiros que moram no exterior recorriam para ter a oportunidade de iniciar processos terapêuticos em sua língua natal. Como ela funciona e por que é tão importante?


Acredito fortemente que psicoterapeutas devem ser seres humanos extremamente criativos, preparados para driblar adversidades e limitações em seu trabalho. No caso da terapia online, os psicólogos precisam adaptar suas práticas para oferecer um serviço de qualidade através do ambiente virtual, sem quaisquer prejuízos se comparado com um processo conduzido presencialmente. As abordagens teóricas nas quais embaso meu trabalho têm como prioridade o calor de um encontro verdadeiro entre terapeuta e cliente, de uma relação de honestidade e presença de qualidade. Oferecer isto é meu norte em sessões online ou presenciais, sem nenhuma perda enquanto houver conexão de internet! Para garantir isso, gosto de lembrar da importância de ter as alternativas do sinal de Wifi e 4G caso uma falhe.


Há algumas outras adaptações que podem se fazer necessárias para garantir a privacidade e o sigilo dentro da casa do cliente. É essencial estar sozinho(a) no ambiente e, caso outras pessoas estejam em casa, sugiro colocar uma caixinha de som ou celular com música do lado de fora. Isso ajuda a impedir que a voz vaze para o outro lado. Fones ajudam muito, inclusive na concentração no caso de ruídos externos, possibilitando nos ouvirmos bem mutuamente.


Para trazer ainda mais qualidades do consultório para o ambiente virtual, oriento a encontrar uma posição confortável, sentado(a) com os pés no chão apoiando o laptop ou celular em alguma superfície, deixando os braços e ombros livres para poder se expressar.


Tendo este básico garantido, o processo terapêutico ocorre como ocorreria presencialmente, com a mesma profundidade, disponibilidade e suporte para entrar nas questões difíceis. Brasileiros que moram no exterior vivem diversos lutos devido à imigração, entre eles estão a pouca familiaridade com a nova terra que se tornou seu lar, não poder falar sua língua natal e a falta de referências culturais conhecidas em seu dia-a-dia. Estar em terapia com uma psicóloga brasileira pode proporcionar a sensação calorosa de familiaridade e conforto.