• Camila Saraiva

O que está impedindo sua satisfação profissional e como a Orientação de Carreira pode te ajudar?

Atualizado: 19 de mai.

Por vezes, nos deparamos em um momento de vida em que o crescimento e a satisfação profissional estão travados. Nos percebemos estagnados, ou em uma empresa ou carreira que não nos motiva. Com o olhar da Psicoterapia Sistêmica, eu proponho um processo de Orientação Profissional e de Carreira para recolocação profissional e planejamento de carreira que não olhe apenas para o superficial, mas que aprofunde também em questões menos óbvias e perceptíveis mas que fortemente impactam em nossas escolhas profissionais: a família, crenças e lealdades.


Se você se identifica com a descrição acima, pare e reflita um instante. Como você escolheu sua profissão? Quantas pessoas na sua família possuem ensino superior? Há algum histórico de golpes ou falência? Que crenças e frases relativas a fazer dinheiro e ter prosperidade você carrega da sua família? Você consegue identificar se o problema é a sua empresa, a profissão ou a área? Sabe que movimentos precisa fazer em busca da sua satisfação profissional? O que te impede de fazê-los, em caso positivo?


Além de entender o momento atual que o cliente de Orientação de Carreira vive, é preciso entender o caminho percorrido que o levou até ali. Senão, podemos estar fadados a fazer um planejamento que não se sustente porque há algo de muito importante que não está sendo visto: a influência familiar e o desejo por pertencimento que pode nos impedir de fazer diferente do que nos foi dado como exemplo. Por vezes, temos receio de ir mais longe que nossos pais e não mais pertencermos. Outras pessoas têm medo de abandonar a profissão herdada por gerações mas com a qual não se identificam. Há também quem fuja constantemente da repetição óbvia, acabando por cair em projetos que não vingam, não se sustentam, pois ao rivalizar com o exemplo familiar, perdem força de crescimento. Sejam carreiras estagnadas, projetos que não prosperam, escolhas pouco autênticas que não geram satisfação ou motivação, a metodologia de Orientação de Carreira com um olhar amplo, integral e aprofundado pode ajudar a enxergar o não óbvio, contribuindo para um entendimento melhor da situação atual e ajudando a ir de encontro com uma escolha mais satisfatória e também pé no chão, acessível e possível de realizar.


Conheça mais de como funciona o processo de O.C. no link: https://www.camilasaraivanogueira.com/orientacao-de-carreira